Quem são as “moscas-das-flores” que ocorrem no período de plantios de milho?

Moradores de municípios e de comunidades que possuem em seus arredores plantios de milho, relatam que no período de floração da planta e de desenvolvimento da espiga, ocorre o aparecimento de um inseto semelhante a uma vespinha.

Esse inseto recebe os nomes populares de “mosca-das-flores”, “moscas-lambe-olhos”, “mindinho do milho” ou até “moscas lambe-lambe”. Trata-se de um tipo de mosca que pertence a uma família chamada Syrphidae e que possui uma grande quantidade de espécies, sendo Toxomerus, Allograpta e Malanostoma os três gêneros mais comumente associados ao milho.

Quando na fase adulta (Figura 1) se alimentam de pólen e néctar floral. Na fase de larva esse inseto é um voraz predador de pulgões, de cigarrinhas, de moscas-brancas, de larvas de trípes e outros pequenos insetos, apresentando relevante importância para o controle biológico dessas pragas.

Esses insetos chamam atenção pelo fato de interagirem por contato direto com os seres humanos em um comportamento parecido a estarem lambendo-nos, e isso ocorre geralmente em período de final de floração, quando a oferta de alimento (pólen e néctar) nos plantios de milho é reduzida, sendo por isso observado em ambientes urbanos, povoados e até no interior das residências buscando outras fontes alimentares, e por isso, as vezes pousam em nós em comportamento de estarem nos lambendo, principalmente em locais com secreção. Não existem relatos de problemática associada a saúde pública envolvendo esse inseto. No entanto, recomenda-se que sejam protegidas feridas uma vez que a veiculação de microrganismos de forma mecânica nunca pode ser descartada.

Figura. Adulto de a “mosca-das-flores” que ocorre em períodos de plantio de milho. Inseto da família Syrphidae. (Fonte: Evaldo M Pires).

Literatura consultada

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Panorama Fitossanitário Cultura do Milho. Sirfídeos. Disponível em: http://panorama.cnpms.embrapa.br/insetos-praga/insetos-praga/inimigos-naturais/sirfideos-1/. Acesso em 17 de maio de 2020.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Panorama Fitossanitário Cultura do Milho e seus Inimigos Naturais. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/insetos-pragas-do-milho-e-seus-inimigos-naturais.pdf/87f5adc9-cebb-4721-9598-97ea08250711. Acesso em 17 de maio de 2020.

Laboratório de Entomologia Agrícola. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://labento.ufsc.br/imagens/syrphidae/. Acesso em 17 de maio de 2020. Triplehorn, C.A.; Johnson, N.F. 2011. O Estudo dos Insetos. 7a ed. Cengage Learning. 809 p.

Visits: 2752

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com